sexta-feira, 1 de março de 2013

Roda dos Alimentos 2013

Fonte

Grupo dos produtos hortícolas
Neste grupo incluem-se a couve, os brócolos, a cenoura, a cebola, o alho, a alface, a abóbora, o tomate, etc. São alimentos essencialmente reguladores do nosso organismo pois fornecem vitaminas, sais minerais, fibras e água.
Grupo da fruta
Inclui a maçã, o melão, a laranja, os kiwis, os morangos, a ameixa, os figos, etc. São alimentos fornecedores de uma grande quantidade de vitaminas, minerais e água, desempenhando uma função maioritariamente reguladora; também fornecem açúcares em pouca quantidade.
Grupo dos lacticínios
Inclui o leite e produtos lácteos (iogurte, queijo e requeijão). Os alimentos deste grupo são essencialmente construtores porque fornecem proteínas de alto valor biológico (contêm todos os aminoácidos essenciais em proporções adequadas ao organismo) e cálcio; também são reguladores porque fornecem vitaminas A e B2.
Grupo da carne, pescado e ovos
Inclui a carne, o pescado (peixe, moluscos, marisco) e ovos. Os alimentos deste grupo são essencialmente construtores porque fornecem proteínas de alta qualidade. Também são fornecedores de gordura, vitaminas, e minerais (entre eles o ferro).
Grupo das leguminosas
Inclui feijão (verde, vermelho, frade), grão, favas, ervilhas, lentilhas, etc. São alimentos fornecedores de uma boa quantidade de proteínas vegetais e hidratos carbono complexos exercendo uma função plástica e energética, respectivamente; também são boas fontes de vitaminas, minerais e fibra.
Grupo das gorduras e óleos
Inclui o azeite, a manteiga, a margarina, a banha, óleos de girassol, de milho, etc. São alimentos energéticos porque são fornecedores exclusivos de lípidos; também transportam as vitaminas A, D, E, K.

Sem comentários:

Enviar um comentário